A Fundação AFID promoveu em 2017 o alargamento da cerificação da norma ISO 9001 a todos os serviços e equipamentos onde presta serviços e procedeu, ainda, à transição da Norma ISO 9001:2008 para a ISO 9001:2015. Juntamente com esta certificação, a AFID mantém, também, o nível de excelência do referencial EQUASS e a certificação de Nível A, dos manuais de avaliação da qualidade do Instituto de Segurança Social (ISS) para as respostas sociais do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e Lar Residencial.
A aposta da certificação da Qualidade insere-se no esforço de capacitação da equipa de colaboradores, na otimização dos serviços e melhoria contínua das técnicas de intervenção. O caminho já percorrido tem dado frutos na sistematização dos processos de trabalho, no aumento da capacidade de medir e avaliar os resultados alcançados.
A complexidade dos problemas sociais, o crescimento e complexificação dos serviços prestados, a competitividade emergente entre as Instituições particulares de Solidariedade Social (IPSS) e o setor lucrativo, têm potenciado o surgimento das preocupações com a sustentabilidade e a melhoria dos processos de trabalho.
A AFID foi precursora neste processo
A AFID foi precursora neste processo e continua hoje comprometida com o seu desenvolvimento. A implementação dos sistemas da qualidade ajudam à promoção e ao desenvolvimento de uma gestão profissionalizada das instituições e são, ainda, um instrumento de apoio à garantia da sua sustentabilidade.
Os sistemas de gestão da Qualidade preconizam o aumento da eficácia e eficiência dos métodos de trabalho e trazem, necessariamente, consigo o processo de sistematização das práticas de gestão organizacional.
Da minha experiência pessoal de implementação de sistemas de Gestão da Qualidade em organizações sociais verifico que, caso não tenham ainda surgido as preocupações com a melhoria dos métodos de trabalho e dos resultados obtidos, esta situação coloca-se de forma determinante ao longo do processo de certificação.
A AFID encontrou nos sistemas e na certificação da Qualidade um caminho para garantir e promover o envolvimento dos seus colaboradores e o seu desenvolvimento constante. Contudo, queremos ir anda mais longe e estamos neste momento a promover a avaliação dos impactos dos nossos serviços. Pretendemos medir e comunicar os frutos da nossa ação.
A avaliação do impacto da nossa intervenção será lida cada vez mais com base na transformação operada na pessoa de cada um dos nossos clientes e das suas famílias. Desde há vários anos que monitorizamos e medimos a nossa intervenção para tomarmos decisões informadas. No entanto, queremos ir mais além e construir sistemas, estratégias e metodologias que mais do que a medição das atividades que fazemos, sejam capazes de avaliar as transformações de bem-estar e qualidade de vida que promovemos nas pessoas que atendemos e em todos os que tocam ou são tocados pela nossa intervenção.
Texto de: Juvenal Baltazar, Diretor da Ação Social da Fundação AFID Diferença
📢 Campanha #Solidária da consignação de 1% do IRS
A #solidariedade é o ato de estarmos juntos no apoio a uma causa ou #objetivos comuns. Estamos todos interligados e as nossas ações fazem a diferença!
✔ Com a Campanha Solidária de consignação do IRS, pode direcionar 1% do imposto retido que ficaria para o Estado;
✔ Ao contribuir ...
✨📚 Amizade Além da Diferença 📚✨
O nosso livro continua a chegar a cada vez mais leitores e a nossa digressão está de vento em popa!
Gostavam que fôssemos à vossa escola?
Estamos super entusiasmados por levar o Amizade Além da Diferença às escolas, conversar com alunos e professores e criar momentos únicos de partilha e aprendizagem.
📩 Entrem ...
✨ É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso Calendário para 2026: “A Humanidade em 12 Descobertas”!
Sob o tema “Grandes Inventores & Invenções – A Humanidade em 12 Descobertas”, percorremos séculos de curiosidade, criatividade e descoberta, dando vida a homens e mulheres que ousaram sonhar e criar.
Desde o primeiro fogo aceso por mãos primitivas até à ...
A Marca Entidade Empregadora Inclusiva destina-se a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade e, a Fundação AFID Diferença foi uma das entidades reconhecidas pela Marca em 2025.
O reconhecimento e distinção enquanto Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025 é ...
🎨 Inauguração do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves 🎉
Hoje teve lugar a inauguração da 1ª edição (2024/25) deste prémio, que celebra a criatividade de autores com deficiência intelectual nas áreas de Pintura e Cerâmica.
Contámos com a presença da nossa AFIDRitmo que nos encantou com os seus batuques, do vogal da Junta de ...
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!