Os serviços e a gestão da Qualidade da AFID

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A Fundação AFID promoveu em 2017 o alargamento da cerificação da norma ISO 9001 a todos os serviços e equipamentos onde presta serviços e procedeu, ainda, à transição da Norma ISO 9001:2008 para a ISO 9001:2015. Juntamente com esta certificação, a AFID mantém, também, o nível de excelência do referencial EQUASS e a certificação de Nível A, dos manuais de avaliação da qualidade do Instituto de Segurança Social (ISS) para as respostas sociais do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e Lar Residencial.

A aposta da certificação da Qualidade insere-se no esforço de capacitação da equipa de colaboradores, na otimização dos serviços e melhoria contínua das técnicas de intervenção. O caminho já percorrido tem dado frutos na sistematização dos processos de trabalho, no aumento da capacidade de medir e avaliar os resultados alcançados.

A complexidade dos problemas sociais, o crescimento e complexificação dos serviços prestados, a competitividade emergente entre as Instituições particulares de Solidariedade Social (IPSS) e o setor lucrativo, têm potenciado o surgimento das preocupações com a sustentabilidade e a melhoria dos processos de trabalho.

A AFID foi precursora neste processo

A AFID foi precursora neste processo e continua hoje comprometida com o seu desenvolvimento. A implementação dos sistemas da qualidade ajudam à promoção e ao desenvolvimento de uma gestão profissionalizada das instituições e são, ainda, um instrumento de apoio à garantia da sua sustentabilidade.

Os sistemas de gestão da Qualidade preconizam o aumento da eficácia e eficiência dos métodos de trabalho e trazem, necessariamente, consigo o processo de sistematização das práticas de gestão organizacional.

Da minha experiência pessoal de implementação de sistemas de Gestão da Qualidade em organizações sociais verifico que, caso não tenham ainda surgido as preocupações com a melhoria dos métodos de trabalho e dos resultados obtidos, esta situação coloca-se de forma determinante ao longo do processo de certificação.

A AFID encontrou nos sistemas e na certificação da Qualidade um caminho para garantir e promover o envolvimento dos seus colaboradores e o seu desenvolvimento constante. Contudo, queremos ir anda mais longe e estamos neste momento a promover a avaliação dos impactos dos nossos serviços. Pretendemos medir e comunicar os frutos da nossa ação.

A avaliação do impacto da nossa intervenção será lida cada vez mais com base na transformação operada na pessoa de cada um dos nossos clientes e das suas famílias. Desde há vários anos que monitorizamos e medimos a nossa intervenção para tomarmos decisões informadas. No entanto, queremos ir mais além e construir sistemas, estratégias e metodologias que mais do que a medição das atividades que fazemos, sejam capazes de avaliar as transformações de bem-estar e qualidade de vida que promovemos nas pessoas que atendemos e em todos os que tocam ou são tocados pela nossa intervenção.

Texto de: Juvenal Baltazar, Diretor da Ação Social da Fundação AFID Diferença

Atualizado em 22-Jan-2018 | Partilhar:

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