Prémio Voluntariado Corporativo Elza Chambel

Copyright ©2018

O Atelier da Cerâmica é um espaço vocacionado para a vertente ocupacional e profissionalizante. Interativo e versátil, propõe na sua essência uma aprendizagem técnica e prática, estimulando as competências naturais dos seus participantes, assim como promovendo a aprendizagem e aperfeiçoamento de técnicas, métodos e procedimentos ligados à área. As atividades diárias dos clientes são, essencialmente, práticas e determinam, através das rotinas diárias, o ganho de competências técnicas e métodos que estimulam a confiança necessária ao seu desempenho e motivação.

O grupo é composto por cerca de 12 clientes da Unidade Artística, somando à importante participação de 9 clientes, provenientes dos outros grupos, que constituem o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), um grupo que se reparte no seu tempo, pelas restantes oficinas e múltiplas atividades. A equipa é, dentro das suas características, um grupo dinâmico e motivado e que devido às suas diferenças e competências, executam um excelente trabalho na área da cerâmica. Os projetos da oficina são organizados por ordem cronológica e subordinados a diversos temas.

Os resultados da oficina respondem a inúmeros desafios, dentro e fora da instituição, com muito bons resultados, face ao rigor estético e funcional das suas produções.

Este grupo espelha o seu talentoso trabalho e criatividade em exposições, concursos e eventos, propostos pela Fundação assim como pelos nossos Parceiros Sociais. Estes desafios são fundamentais para a validação do desempenho da equipa, motivando-a a fazer sempre mais e melhor. Os nossos parceiros sociais são muito importantes para nós, tanto pelo que promovem como pelo que representam. A representação do grupo no exterior seja num concurso, numa exposição ou numa atividade recreativa promovida pelos nossos parceiros, imprime, na autoestima destes jovens, uma gratificante emoção pela atenção e reconhecimento que lhes são dirigidos.

É através de ideias que nos expressamos e interagimos com os outros. Dar, receber, agradecer, recordar, são sensações que cada objeto concebido pretende oferecer. É para sentir e fazer sentir aos outros que construímos o nosso dia-a-dia, moldando e decorando, cozendo e embalando pequenos pedaços de ideias.

Pessoalmente, é muito gratificante ter o privilégio de pertencer a este grupo, integrando-me com a igualdade e equidade que todas as diferenças merecem. Partilhando competências, potencialidades e uma imensurável criatividade, indispensáveis, aos bons resultados de todos os nossos objetivos. Contudo, ver esses resultados tão nobremente reconhecidos é uma recompensa não imaginada e com efeito, para todos nós, uma felicidade acrescida.

Copyright ©2018
DSCF0307 (600x400)
AAZE6374

Assim, no grupo de ceramistas onde me integro, não sabemos dissociar os sentimentos, pois estes são imprescindíveis à Arte e à Vida. Portanto, ressalvar o que realmente importa é regra adquirida.

E é com efeito que na Oficina de Cerâmica realizo uma importante parte de mim, ao partilhar o meu saber com os meus companheiros de sala com o privilégio de me espelhar diariamente no talento que me devolvem, em tudo que constroem.

Talvez, seja o reflexo de todas as nossas expressões e emoções, com as quais vivenciamos as nossas experiências, a razão para que tenhamos sido escolhidos para dar forma a um prémio tão especial, quanto importante, não só para toda a família AFID, como para toda a Sociedade.

O Prémio Voluntariado Corporativo Elza Chambel foi inspirado numa peça concebida pelo grupo na oficina: “Corações ao Alto” em 2011.

Ambas as peças, revelam em comum uma alegoria à sinergia entre a matéria e o divino, tendo como penhor a preciosidade do coração. Representa uma mulher em idade intemporal, cuja vida dedicou ao serviço dos outros, contribuindo e alicerçando uma atitude sempre dedicada e solidária, inspiradora para todos nós.

E é com muito orgulho e satisfação que a Fundação AFID Diferença, alcança mais uma significante parceria com a Associação GRACE, neste caminho partilhado em comunhão com a visão, os valores e o trabalho.

À Associação GRACE, muito obrigado pelo reconhecimento.

Texto da autoria de: Cristina Santos, Monitora do Atelier de Cerâmica do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Fundação AFID Diferença

Atualizado em 6-Abr-2018 | Partilhar:

Entre em Contacto

Telefone (+351) 214 724 040
Email: info@afid.pt
R. Quinta do Paraíso, Alto Moinho
2610-316 Amadora, PORTUGAL

Livro de Reclamações
(Email: fundacao@fund-afid.org.pt)

2018 ©

Rodapé PT

Fundação AFID DiferençaTermos LegaisSiga-nos no FacebookCanal YouTubePerfil TwitterSiga-nos no InstagramSiga-nos no LinkedIn
 
Certificações