Já dizia Leon Tolstói que “a alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira”. Na nossa e vossa Fundação AFID Diferença continuamos a cumprir a nossa missão neste período de pandemia. Aproveitamos esta oportunidade para apelarmos à sua ajuda.
Poderá contribuir fazendo um donativo e também doando todo o material de proteção necessário – máscaras, desinfetantes para as mãos, lixívia, batas descartáveis, luvas, fatos de macaco descartáveis, óculos de proteção – para que os nossos clientes e colaboradores possam continuar a estar em segurança nesta fase.
“A Fundação atende, habitualmente e diariamente, 1500 pessoas, crianças, idosos, pessoas com deficiência e comunidade em geral. Neste momento, temos em funcionamento a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), o Lar Residencial (LR) e o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). No SAD apoiamos 139 pessoas, 63 idosos na ERPI, 36 clientes no LR e contamos para prestar estes serviços com cerca de 150 colaboradores”, explica a Diretora da Ação Social e do Lar Residencial da nossa Instituição, Ana Cristina Fernando, antes de especificar o que tem vindo a ser feito nas últimas semanas.
“Foi depois necessário gerir emoções, medos e a ansiedade das pessoas. Não só dos colaboradores, como também dos clientes e famílias. No caso do LR, estamos a falar de jovens com deficiência intelectual, em que é preciso explicar-lhes o que é uma pandemia e que restrições é que temos de ter na nossa vida, porque razão é que não vão para casa dos seus familiares e porquê é que não podem expressar as suas emoções. Estamos a falar de pessoas que se expressam através de emoções – abraços, beijos. E é muito dizer-lhes que neste momento não o poderão fazer”, acrescentou, destacando que quando começarem a ser revistas as medidas de quarentena e recomeçarem as atividades nas diversas respostas, passaremos a ter cerca de 230 colaboradores em funções e atenderemos 1500 clientes. E neste período, todas as ajudas são e serão bem-vindas.
“Uma outra situação que identificámos com alguma dificuldade tem que ver com os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’S). Entre o cliente e o colaborador é necessário manter o distanciamento social e precisamos de materiais diariamente. Estamos a falar de quase 250 clientes e também os nossos colaboradores precisam. Estar a falar de batas, viseiras, máscaras, luvas, gel desinfetante, álcool, etc. Necessitamos destes produtos às centenas todos os dias. Contamos com o apoio de empresas – Hovione, Medinfar, Genibet e SOS Covid -, da Câmara Municipal da Amadora, da Junta de Freguesia de Alfragide, da Proteção Civil da Amadora e dos nossos fornecedores. Mas diariamente os custos são muitos elevados e, por isso, apelamos à comunidade para nos apoiar na angariação destes equipamentos que mencionámos”, descreve Ana Cristina.
Poderá contribuir fazendo um donativo e também doando todo o material de proteção necessário para que os nossos clientes e colaboradores possam continuar a estar em segurança nesta fase.
“Para terminar, gostaria de falar dos nossos heróis sociais, além dos heróis da saúde, que estão na linha da frente e que são fundamentais. Estes heróis sociais prestam todos os dias aos nossos idosos e às pessoas com deficiência merecem um agradecimento muito especial da nossa parte. Sem alguns cuidados, os nossos clientes não poderiam sobreviver, estamos a falar de apoio na alimentação, nos cuidados de higiene e nas outras diversas atividades não seria possível desenvolvermos um bom trabalho”, observou a Diretora da Ação Social e do LR da nossa Instituição.
A finalizar, uma mensagem de esperança para os dias que se avizinham.
“A minha coragem deve ser maior do que o meu medo e que a minha força deve ser tão grande como a minha fé. Mas ter a coragem nos dias de hoje de virmos trabalhar e de pensar que a vida de alguém depende também do nosso trabalho”, concluiu.
Caso queira juntar-se a esta campanha – “ajude-nos a ajudar quem mais precisa” -, saiba como fazer aqui: https://www.afid.pt/apoiar-a-afid/donativos/, envie um e-mail para este endereço – fundacaoafid@gmail.com ou faça o seu contributo:
Caixa Geral de Depósitos:
NIB: 0035 0325 0000 8598 2303 9
IBAN: PT50 0035 0325 0000 8598 2303 9
Desde já, o nosso profundo obrigado ???!
Compre já o nosso calendário solidário para 2021! O calendário que homenageia os “Super-Heróis” que desde o primeiro dia estão na linha da frente de combate ao COVID-19!
Uma das fotografias tiradas nos nossos campos de férias ganhou o 3º prémio do Concurso de Fotografia CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.
Já visitou o nosso Presépio?!
Faça uma visita virtual ao nosso Presépio, aqui…
Saiba como participar na nossa campanha de recolha de donativos para o Combate ao Isolamento.
Estão abertas as candidaturas para a 2ª Edição do Prémio de Investigação Científica Dra. Maria Lutegarda.
As emoções assumem um papel fulcral na intervenção psicológica em pessoas com deficiência, uma vez que são uma resposta biológica em forma de reação a todos os estímulos externos que nos rodeiam, acompanhadas de reações corporais tais como aumento do ritmo cardíaco, transpiração, tremores, visão turva, entre muitas outras.
Realizou-se, nas instalações dos Recreios da Amadora, na passada quinta feira, dia 11 de setembro de 2020, a sessão solene comemorativa do 41º Aniversário do Município da Amadora, na qual foram distinguidas diversas personalidades.
No próximo dia 1 de outubro (quinta-feira), terá lugar no Espaço Vida, na sede da Fundação AFID Diferença, uma exposição de arte do nosso Grupo Artístico. A exposição será de entrada livre à comunidade e sujeita a todas regras de segurança necessárias.