“Tu não me vês… Mas, eu estou aqui!
O Projeto “Tu não me vês… Mas, eu estou aqui!” teve como objetivo motivar os jovens a lutarem pelos seus sonhos e aspirações. Há muito que um grupo de clientes de CAO do grupo de Inclusão solicitava junto da Direção uma consola de jogos para melhor usufruir do seu tempo livre, sobretudo no período da hora do almoço. Foram então, incentivados a apresentar um projeto passível de ser financiado pela sociedade civil, através de uma plataforma de crowdfunding promovida pelo Novo Banco.
“ Tu não me vês… Mas, eu estou aqui!” foi o slogan escolhido pelo grupo FGNT- Formação Global e Novas Tecnologias . Ideia que surgiu de uma frase de uma t-shirt que os jovens, de um passo a quatro, utilizavam enquanto estavam integrados nas suas atividades socio ocupacionais “ Estou aqui”.
Depois de muito se conversar sobre este projeto e da forma como este iria ser trabalhado, surgiram as ideias e opiniões associadas à temática da Deficiência vividas na primeira pessoa.
Em sumula, “Tu não me vês“ compreende a sociedade civil que “não vê” por diversas razões e desconhece a dimensão da Deficiência, “Mas, eu estou aqui” procura realçar a existência da pessoa com deficiência numa tentativa de explicar á sociedade que esta está em todo o lado, de forma mais ou menos visível e que por diversas razões, não se faz presente num mundo que deveria ser Inclusivo. A mensagem procura também sensibilizar os diferentes agentes sociais para a importância da inclusão das Pessoas com Deficiência em Igualdade de Oportunidades com os demais.
Material Adquirido com a Campanha de Crowdfunding
Angariado o valor para aquisição de todo este material, a Fundação AFID Diferença por via do Grupo de Inclusão divulga agora, alguns dos momentos em que ” o sonho se tornou realidade ” e aproveita o ensejo para agradecer a todos quantos tornaram possível a conquista de mais um espaço com meios, que permitem melhorar a qualidade de vida destas pessoas, permitindo o enriquecimento dos espaços lúdico/recreativos, o enriquecimento pessoal e a promoção de competências sociais e da própria autonomia das pessoas com quem trabalhamos.
A Todos quantos Contribuíram, o Nosso Muito Obrigado. Bem Hajam!
A Marca Entidade Empregadora Inclusiva destina-se a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade e, a Fundação AFID Diferença foi uma das entidades reconhecidas pela Marca em 2025.
O reconhecimento e distinção enquanto Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025 é ...
É com muita alegria e satisfação, que anunciamos o lançamento da edição número 28 da Revista Diferença. Assim como nas edições anteriores, a revista continua a dedicar-se à área social como uma voz da Fundação AFID Diferença e, este ano, decidimos focar a revista num tema bastante relevante: Envelhecimento Ativo.
Convidámos não só os nossos especialistas ...
No passado dia 9 de maio, a Formação Profissional promoveu o seu Dia Aberto, uma iniciativa dedicada à demonstração das diferentes áreas formativas. O objetivo foi proporcionar aos parceiros e demais interessados a oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado por formadores e formandos.
A manhã foi marcada por uma partilha muito enriquecedora e produtiva, ...
🎨 Inauguração do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves 🎉
Hoje teve lugar a inauguração da 1ª edição (2024/25) deste prémio, que celebra a criatividade de autores com deficiência intelectual nas áreas de Pintura e Cerâmica.
Contámos com a presença da nossa AFIDRitmo que nos encantou com os seus batuques, do vogal da Junta de ...
📢 Campanha Solidária da Consignação de 1% do IRS
A solidariedade é o ato de estarmos juntos no apoio a uma causa ou objetivos comuns.
Estamos todos interligados e as nossas ações fazem a diferença!
✔ Com a Campanha Solidária de consignação do IRS, pode direcionar 1% do imposto retido que ficaria para o Estado;
✔ Ao contribuir com ...
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!