O projeto “Capacitar para Cuidar +” tem uma historia, ele é a continuidade de uma historia que a Fundação Afid tem na área do trabalho com pessoas com demência.
Em 2019 A Fundação Afid Diferença e a Câmara Municipal da Amadora candidataram-se à medida “Envelhecer na comunidade” da Fundação Calouste Gulbenkian com o Projeto “Capacitar para Cuidar” onde a AFID Geração foi parceira formal da Câmara Municipal da Amadora. Este projeto deu a conhecer o funcionamento da Unidade de Neuro Estimulação da Fundação AFID (através da metodologia utilizada para a estimulação e capacitação cognitiva para pessoas com demência) às instituições de apoio a seniores. Esta Unidade de Neuro Estimulação estava já em funcionamento desde 2017.
O projeto “Capacitar para Cuidar” visava valorizar o papel dos cuidadores formais e a importância dos cuidados a prestar tanto a nível físico como emocional, envolvendo as instituições que atuam na área dos idosos (centros de dia e Serviços de apoio domiciliário), contribuindo assim para uma melhor prestação de cuidados nas pessoas com demência, através da partilha de conhecimentos e experiências dos profissionais da Fundação AFID.
A formação teve a duração de 46 horas e envolveu 14 instituições, num total de 75 pessoas. O plano de formação incluiu os seguintes temas: tipificação das demências, diagnóstico de demências, modelo de intervenção centrado na pessoa com demência, estimulação cognitiva e sensorial, cuidados pessoais e de saúde, alimentação, aspetos jurídicos do processo de envelhecimento (focado nos processos demenciais), relação interpares, apoio ao cuidador informal da pessoa com demência, entre outros.
O Projeto contou ainda com Ações de consultoria num total de 14 h por Instituição para demonstrações práticas e adequadas às realidades e necessidades de cada resposta social e com a construção e aquisição de Kits e materiais de estimulação para cada Instituição bem como apoio aos animadores/as socioculturais e aos Auxiliares dos Serviços de Apoio Domiciliário e centros de dia para a utilização de materiais sensoriais e de neuro estimulação.
Para finalizar este projeto, foi realizado um Seminário de encerramento para apresentação de resultados, disseminação da prática, e debate público sobre a qualidade de vida das pessoas com demência e suas famílias, bem como estratégias potenciadoras do seu envelhecimento na comunidade.
Ainda em 2022, foi-nos lançado o repto pela Câmara Municipal da Amadora de darmos continuidade ao projeto Capacitar para Cuidar, contemplando agora novas vertentes de formação e de público alvo. O projeto Capacitar para Cuidar +, assim agora designado, além de envolver as instituições que atuam na área dos idosos (centros de dia, Serviços de apoio domiciliário, ERPI´s e outras respostas na área sénior), contribuindo assim para uma melhor prestação de cuidados nas pessoas com demência, visa também envolver os cuidadores informais, protagonistas tão fundamentais, através de formação e consultoria.
Cuidar de uma pessoa com demência exige uma complexidade de esforços, tarefas, competências e estratégias que muitas vezes transcende as capacidades, possibilidades e conhecimentos dos cuidadores. Estes cuidadores muitas vezes iniciam as suas funções de forma inesperada, por vezes não muito consciente. O impacto físico, psicológico e social e económico pode conduzir à sobrecarga e exaustão dos cuidadores, pelo que é necessário não apenas dotá-los de competências e capacidades para as tarefas do cuidar mas também dotá-los de estratégias de copying e de Auto preservação. Aumentando a qualidade de vida e bem-estar dos cuidadores aumenta-se também o bem-estar da pessoa cuidada, advindo daqui um duplo beneficio.
Texto: Diana Correia, Diretora Técnica na ERPI da Fundação AFID Diferença | Andreia Oliveira Diretora, Técnica no SAD da Fundação AFID Diferença
É com muita alegria e satisfação, que anunciamos o lançamento da edição número 28 da Revista Diferença. Assim como nas edições anteriores, a revista continua a dedicar-se à área social como uma voz da Fundação AFID Diferença e, este ano, decidimos focar a revista num tema bastante relevante: Envelhecimento Ativo.
Convidámos não só os nossos especialistas ...
No passado dia 9 de maio, a Formação Profissional promoveu o seu Dia Aberto, uma iniciativa dedicada à demonstração das diferentes áreas formativas. O objetivo foi proporcionar aos parceiros e demais interessados a oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado por formadores e formandos.
A manhã foi marcada por uma partilha muito enriquecedora e produtiva, ...
🎨 Inauguração do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves 🎉
Hoje teve lugar a inauguração da 1ª edição (2024/25) deste prémio, que celebra a criatividade de autores com deficiência intelectual nas áreas de Pintura e Cerâmica.
Contámos com a presença da nossa AFIDRitmo que nos encantou com os seus batuques, do vogal da Junta de ...
📢 Campanha Solidária da Consignação de 1% do IRS
A solidariedade é o ato de estarmos juntos no apoio a uma causa ou objetivos comuns.
Estamos todos interligados e as nossas ações fazem a diferença!
✔ Com a Campanha Solidária de consignação do IRS, pode direcionar 1% do imposto retido que ficaria para o Estado;
✔ Ao contribuir com ...
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!
A Fundação AFID Diferença apresenta a 4ª Edição do Prémio de Investigação Científica de Reabilitação Dra. Maria Lutegarda 2024/25.
Este prémio, foi criado em memória da antiga Diretora da Fundação, Dra. Maria Lutegarda, tem como objetivo promover a Investigação Científica na área da Reabilitação, incentivando a criação e desenvolvimento de projetos inovadores impactantes positivamente na vida ...