A Fundação AFID Diferença concorreu durante o ano de 2021 à 12ª edição do prémio Capacitar, organizado pelo BPI e pela Fundação “La Caixa”. O Prémio Capacitar tem como finalidade apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida, a empregabilidade e a autonomia de pessoas com deficiência ou incapacidade. O nosso projeto “Desconfinar em Movimento” foi um dos vencedores. Iremos ao longo do próximo ano desenvolver o projeto que tem como base a atividade Desportiva assente no Padel como modalidade dinamizadora e criadora de valor para todos os envolvidos.
O padel é um desporto jogado entre duas duplas de jogadores que utilizam uma raquete e bola. O campo tem 20 metros de comprimento por 10 metros de largura e está delimitado por uma parede em acrílico ou vidro com alturas de 3 metros nas laterais e de 4 metros nas do fundo. Tem muitas semelhanças com o ténis, pois este está na sua génese, mas a prática é algo diferente, sendo mais dinâmico. As grandes diferenças entre o padel e o ténis encontram-se na utilização das paredes laterais e de fundo como campo de jogo, fazendo com que a bola esteja sempre em jogo, num sistema de jogo sempre de duplas e na utilização de raquetes fechadas. Como modalidade é muito versátil e pode ser praticado por todos, pequenos e graúdos com e sem limitações motoras.
A necessidade identificada
No inicio de 2020 chegavam as primeiras noticias de um vírus que se espalhava de forma rápida e que obrigava alguns países asiáticos a entrar em confinamento. Em março eramos nós e a nossa realidade e normalidade iriam ser afetadas de forma nunca antes imaginada. Hoje, quase dois anos depois, continuamos a ter uma vida com restrições.
Todos nós sofremos com o confinamento e com a dura realidade que este nos trouxe, de exclusão, isolamento e incerteza, tudo o que sempre lutamos e trabalhamos contra.
Após o primeiro confinamento, ficamos a perceber que o impacto nos nossos clientes tinha sido significativo, muito significativo. Em termos desportivos a nossa ação estava bastante limitada, só podendo realizar atividades ao ar livre, com espaçamento, sem troca de objetos e funcionando por bolhas. Era urgente regressar à Atividade Desportiva e iniciou-se então com os clientes presentes, um plano intensivo de caminhadas, aproveitando o bom tempo e o nosso fantástico e amplo jardim.
Desconfinar em Movimento
Com as limitações a que estávamos sujeitos e algumas ainda estamos no presente, decidimos elaborar um plano desportivo mais transversal e o mais abrangente possível à totalidade e realidade dos nossos clientes. Em reuniões multidisciplinares foi traçado um plano holístico, mantendo o cliente no foco/base da nossa ação, em que os colaboradores e as famílias estivessem incluídos de forma ativa, que fosse duradouro no tempo e se pudesse ajustar às mudanças e evoluções a que estamos sujeitos e sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos clientes.
As nossas linhas gerais assentam no cliente e queremos também envolver as famílias de uma forma ativa, para que sejam um reforço do trabalho que desenvolvemos. Para isso elaboramos objetivos para ambos, clientes e famílias/cuidadores.
Para os clientes:
Para as famílias/cuidadores:
Pretendemos ser também um elemento facilitador, e para que todas as partes possam atingir os objetivos, pretendemos implementar o Momento Desportivo Familiar, um momento semanal/mensal em que um cliente e a sua família/cuidador realizam atividade desportiva juntos na Fundação AFID Diferença.
Continuaremos a dar seguimento ao trabalho desportivo já efetuado com as outras modalidades, bem como todo o apoio ao bem-estar do cliente nomeadamente com presenças mensais da nutricionista, com ações de sensibilização sobre alimentação saudável e bons hábitos alimentares e mantendo as pesagens regulares, que nos permitem obter valores quantificáveis de cada um, tais como as percentagens de água, gordura, índice de gordura visceral, massa muscular, idade metabólica e índice de massa corporal (IMC).
Texto: Marco Ferraz, Técnico Superior de Desporto Adaptado no CAO
É com muita alegria e satisfação, que anunciamos o lançamento da edição número 28 da Revista Diferença. Assim como nas edições anteriores, a revista continua a dedicar-se à área social como uma voz da Fundação AFID Diferença e, este ano, decidimos focar a revista num tema bastante relevante: Envelhecimento Ativo.
Convidámos não só os nossos especialistas ...
No passado dia 9 de maio, a Formação Profissional promoveu o seu Dia Aberto, uma iniciativa dedicada à demonstração das diferentes áreas formativas. O objetivo foi proporcionar aos parceiros e demais interessados a oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado por formadores e formandos.
A manhã foi marcada por uma partilha muito enriquecedora e produtiva, ...
🎨 Inauguração do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves 🎉
Hoje teve lugar a inauguração da 1ª edição (2024/25) deste prémio, que celebra a criatividade de autores com deficiência intelectual nas áreas de Pintura e Cerâmica.
Contámos com a presença da nossa AFIDRitmo que nos encantou com os seus batuques, do vogal da Junta de ...
📢 Campanha Solidária da Consignação de 1% do IRS
A solidariedade é o ato de estarmos juntos no apoio a uma causa ou objetivos comuns.
Estamos todos interligados e as nossas ações fazem a diferença!
✔ Com a Campanha Solidária de consignação do IRS, pode direcionar 1% do imposto retido que ficaria para o Estado;
✔ Ao contribuir com ...
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!
A Fundação AFID Diferença apresenta a 4ª Edição do Prémio de Investigação Científica de Reabilitação Dra. Maria Lutegarda 2024/25.
Este prémio, foi criado em memória da antiga Diretora da Fundação, Dra. Maria Lutegarda, tem como objetivo promover a Investigação Científica na área da Reabilitação, incentivando a criação e desenvolvimento de projetos inovadores impactantes positivamente na vida ...