Na Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 das Nações Unidas, é fundamental a contínua promoção de sociedades inclusivas onde todos os indivíduos possam viver plenamente sua cidadania.
Com o número reduzido de respostas e serviços que promovem momentos de lazer e interação para pessoas com deficiência numa sociedade inclusiva, o Projeto Verão Azul revela-se pertinente. Este projeto visa combater a exclusão social e proporcionar contextos e realidades diversas através da realização de colônias de férias (em regime aberto e fechado) e atividades junto a pessoas com deficiência. Além disso, permite a realização de iniciativas que promovem relacionamentos interpessoais, muitas vezes confinados à família e/ou instituição em que estão integrados, criando espaços de socialização para todos.
Aumento das Ofertas de Férias: Ampliar as opções de férias para pessoas com deficiência.
Atividades de Lazer Inclusivas: Incrementar a resposta de atividades de lazer e tempos de férias inclusivos.
Ampliação de Relações Interpessoais: Alargar as relações interpessoais das pessoas com deficiência com a comunidade.
Promoção de Relações Diversificadas: Garantir e promover relações interpessoais diversificadas e duradouras entre os beneficiários do serviço.
Melhoria da Qualidade de Vida: Promover a qualidade de vida do público em desvantagem social.
O Projeto Verão Azul pressupõe a realização de colônias em regime aberto e fechado, para jovens e adultos com e sem deficiência, contribuindo para uma sociedade inclusiva. O projeto prevê o desenvolvimento de até 8 colônias em regime aberto e 3 em regime fechado, com atividades diversificadas em diferentes ambientes e contextos, como praia, piscina, atividades lúdico-pedagógicas e socioculturais.
As atividades serão realizadas em parceria com a Fundação AFID Diferença, utilizando espaços cedidos por esta. A proposta é aproximar parceiros e realizar atividades conjuntas, demonstrando a realidade da população com deficiência, com todas as suas forças e fraquezas, e sensibilizando-os.
O Projeto Verão Azul oferece aos seus beneficiários a possibilidade de criar relações interpessoais através da participação em momentos lúdicos num ambiente de inclusão na comunidade. Os participantes serão divididos de acordo com seus interesses, podendo existir grupos com clientes mais autônomos e outros com mais dependência, mas com interesses comuns.
O Projeto “Verão Azul” foi cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, IP.
✨ É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso Calendário para 2026: “A Humanidade em 12 Descobertas”!
Sob o tema “Grandes Inventores & Invenções – A Humanidade em 12 Descobertas”, percorremos séculos de curiosidade, criatividade e descoberta, dando vida a homens e mulheres que ousaram sonhar e criar.
Desde o primeiro fogo aceso por mãos primitivas até à ...
Com o Alto Patrocínio da Presidência da República e os apoios da Fundação Montepio, da Câmara Municipal da Amadora e Da Vinci, realizou-se no passado dia 17 de dezembro, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, a cerimónia da 4.ª edição do Prémio de Investigação Científica e de Reabilitação Dr.ª Maria Lutegarda (2024/2025).
Na categoria de ...
✨ Assinalámos o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, com dois momentos marcantes que refletem os nossos valores, a nossa missão e o nosso compromisso com a inclusão.
🎄 Inaugurámos oficialmente o nosso Presépio, criado com dedicação, talento e sensibilidade pelos nossos clientes e colaboradores.
📚 Escolhemos lançar o nosso livro “Amizade Além da ...
A Marca Entidade Empregadora Inclusiva destina-se a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade e, a Fundação AFID Diferença foi uma das entidades reconhecidas pela Marca em 2025.
O reconhecimento e distinção enquanto Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025 é ...
🎨 Inauguração do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves 🎉
Hoje teve lugar a inauguração da 1ª edição (2024/25) deste prémio, que celebra a criatividade de autores com deficiência intelectual nas áreas de Pintura e Cerâmica.
Contámos com a presença da nossa AFIDRitmo que nos encantou com os seus batuques, do vogal da Junta de ...
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!