À Educação e Formação Profissional é comum estar associado um conjunto de barreiras e riscos de exclusão social para jovens com incapacidades. Além disto revela-se drástico o aumento de jovens com perturbações mentais no campo da formação profissional. Isto representa um grande desafio para empregadores, formadores e professores que não têm o repertório adequado para tomar medidas ou o devido apoio para tal. Atualmente, os programas de educação e apoio nem sempre vão ao encontro dos requisitos específicos deste tipo de público, uma vez que acabam por ser enquadrados em categorias de deficiência genéricas.
O INDIVERSO une esses jovens, organizações de auto-ajuda, prestadores de serviços de reabilitação e empresas de formação, para que possam trabalhar em conjunto para desenvolver uma “toolbox de conceitos de apoio” que ajudará a permitir que estes jovens obtenham níveis de sucesso na educação profissional, formação e emprego.
Com o INDIVERSO está a ser desenvolvida uma política educacional que pretende fornecer treino individual e um conjunto de linhas orientadoras. Esta abordagem inclui também estruturas de suporte para estudantes e formadores.
A Fundação AFID Diferença é uma das onze organizações parceiras de sete países europeus envolvidos no INDIVERSO. Cada parceiro traz um conjunto único de habilidades e experiências para o projeto. A dedicação ao projeto e a combinação das competências e experiências de cada parceiro, torna o INDIVERSO num projeto inovador com resultados duradouros e tangíveis.
A toolbox detalha um conjunto de conceitos de apoio que são identificados e definidos por informações obtidas através de inquéritos na sequência de uma revisão da literatura relevante. Os inquéritos são realizados sob a forma de questionários que tanto os jovens nos grupos-alvo como os especialistas que os apoiam são convidados a preencher. Os jovens fornecem o seu feedback como especialistas nos seus próprios assuntos.
Os conceitos de apoio identificados na toolbox são adaptáveis, permitindo-lhes ser usados de forma individual para melhor atender às necessidades e aspirações de cada jovem que requer apoio.
O projeto é baseado no modelo social da deficiência que assume que as pessoas com deficiência são prejudicadas pelo seu ambiente e experiência pessoal e não pela sua deficiência.
O foco principal do projeto é a inclusão dos jovens dos grupos-alvo e por isso a sua participação é fundamental em todas as fases do projeto. No que diz respeito aos professores e especialistas envolvidos, o objetivo é aumentar a consciência para a resposta individual às necessidades de cada formando e reforçar a sua capacidade profissional. No caso de empresas ou organizações prestadoras de formação e emprego é também fornecido um conjunto de informações e conceitos de ação para o êxito da inclusão dos jovens nos grupos-alvo.
Ao produzir a toolbox de conceitos de apoio, a ambição do projeto é criar oportunidades de formação profissional inclusiva e diversificada que possam ser sustentados a longo prazo.
Entidade Coordenadora do Projeto |
Parceiros do Projeto |
Site do Projeto: indiverso-erasmus.eu
✨ É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso Calendário para 2026: “A Humanidade em 12 Descobertas”!
Sob o tema “Grandes Inventores & Invenções – A Humanidade em 12 Descobertas”, percorremos séculos de curiosidade, criatividade e descoberta, dando vida a homens e mulheres que ousaram sonhar e criar.
Desde o primeiro fogo aceso por mãos primitivas até à ...
Com o Alto Patrocínio da Presidência da República e os apoios da Fundação Montepio, da Câmara Municipal da Amadora e Da Vinci, realizou-se no passado dia 17 de dezembro, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, a cerimónia da 4.ª edição do Prémio de Investigação Científica e de Reabilitação Dr.ª Maria Lutegarda (2024/2025).
Na categoria de ...
✨ Assinalámos o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, com dois momentos marcantes que refletem os nossos valores, a nossa missão e o nosso compromisso com a inclusão.
🎄 Inaugurámos oficialmente o nosso Presépio, criado com dedicação, talento e sensibilidade pelos nossos clientes e colaboradores.
📚 Escolhemos lançar o nosso livro “Amizade Além da ...
A Marca Entidade Empregadora Inclusiva destina-se a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade e, a Fundação AFID Diferença foi uma das entidades reconhecidas pela Marca em 2025.
O reconhecimento e distinção enquanto Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025 é ...
🎨 Inauguração do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves 🎉
Hoje teve lugar a inauguração da 1ª edição (2024/25) deste prémio, que celebra a criatividade de autores com deficiência intelectual nas áreas de Pintura e Cerâmica.
Contámos com a presença da nossa AFIDRitmo que nos encantou com os seus batuques, do vogal da Junta de ...
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!