Fundação AFID Diferença

Indiverso

Projeto Indiverso

Sobre o Indiverso

À Educação e Formação Profissional é comum estar associado um conjunto de barreiras e riscos de exclusão social para jovens com incapacidades. Além disto revela-se drástico o aumento de jovens com perturbações mentais no campo da formação profissional. Isto representa um grande desafio para empregadores, formadores e professores que não têm o repertório adequado para tomar medidas ou o devido apoio para tal. Atualmente, os programas de educação e apoio nem sempre vão ao encontro dos requisitos específicos deste tipo de público, uma vez que acabam por ser enquadrados em categorias de deficiência genéricas.

O INDIVERSO une esses jovens, organizações de auto-ajuda, prestadores de serviços de reabilitação e empresas de formação, para que possam trabalhar em conjunto para desenvolver uma “toolbox de conceitos de apoio” que ajudará a permitir que estes jovens obtenham níveis de sucesso na educação profissional, formação e emprego.

Com o INDIVERSO está a ser desenvolvida uma política educacional que pretende fornecer treino individual e um conjunto de linhas orientadoras. Esta abordagem inclui também estruturas de suporte para estudantes e formadores.

A Fundação AFID Diferença é uma das onze organizações parceiras de sete países europeus envolvidos no INDIVERSO. Cada parceiro traz um conjunto único de habilidades e experiências para o projeto. A dedicação ao projeto e a combinação das competências e experiências de cada parceiro, torna o INDIVERSO num projeto inovador com resultados duradouros e tangíveis.

Toolbox

Logo IndiversoA toolbox detalha um conjunto de conceitos de apoio que são identificados e definidos por informações obtidas através de inquéritos na sequência de uma revisão da literatura relevante. Os inquéritos são realizados sob a forma de questionários que tanto os jovens nos grupos-alvo como os especialistas que os apoiam são convidados a preencher. Os jovens fornecem o seu feedback como especialistas nos seus próprios assuntos.

Os conceitos de apoio identificados na toolbox são adaptáveis, permitindo-lhes ser usados de forma individual para melhor atender às necessidades e aspirações de cada jovem que requer apoio.

O projeto é baseado no modelo social da deficiência que assume que as pessoas com deficiência são prejudicadas pelo seu ambiente e experiência pessoal e não pela sua deficiência.

O foco principal do projeto é a inclusão dos jovens dos grupos-alvo e por isso a sua participação é fundamental em todas as fases do projeto. No que diz respeito aos professores e especialistas envolvidos, o objetivo é aumentar a consciência para a resposta individual às necessidades de cada formando e reforçar a sua capacidade profissional. No caso de empresas ou organizações prestadoras de formação e emprego é também fornecido um conjunto de informações e conceitos de ação para o êxito da inclusão dos jovens nos grupos-alvo.

Ao produzir a toolbox de conceitos de apoio, a ambição do projeto é criar oportunidades de formação profissional inclusiva e diversificada que possam ser sustentados a longo prazo.

Instrumentos para a execução do projecto

  1. Recursos para alunos com deficiência mental para acompanhá-los ao longo da sua formação
  2. Outras abordagens para o ensino e pessoal especializado na escola, formação profissional, e também no trabalho e na vida social.
  3. Mover-se entre formador profissional e “espectador” (para resolução de conflitos)
  4. Coaching de acompanhamento da formação profissional: a formação para as pessoas com deficiência mental (individual e grupo)
  5. Supervisão, intervenção e estruturas de formação para o ensino e pessoal especializado
  6. Orientações para prevenção e intervenção em crise (prevista para centros de formação e empresas)
  7. Estruturas de informação e formação para as empresas (política, informações, dicas e indicações)
  8. Desenvolvimento de redes regionais para garantir o sucesso da formação de jovens com deficiência mental

Entidade Coordenadora do Projeto

Entidade Coordenadora do Projeto Indiverso

Parceiros do Projeto

Parceiros do Projeto Indiverso

Ligações

Site do Projeto: indiverso-erasmus.eu

Atualizado em 15-Mar-2016 | Partilhar:
Destaques
VISLUMBRE DESLUMBRE em exposição até dia 29
VISLUMBRE DESLUMBRE em exposição até dia 29

Foi inaugurada ontem, na Casa-Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa, a Exposição VISLUMBRE DESLUMBRE.

A coletânea de obras – pintura, tecelagem e ilustração -, que tem a chancela dos artistas da nossa Fundação AFID Diferença, estará aberta ao público até ao próximo dia 29. A entrada é livre.

À hora marcada – 17h30 – começou a festa, ...

AFID Sénior
AFID Sénior

A AFID Sénior publica, mensalmente, uma Newsletter que dá conta de todas as atividades que são realizadas na Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) do espaço Geração, em Alfragide.  Sigam-nos já a partir deste mês!

 

Newsletter_AFIDSenior_Jul2017

Papás e Mamãs: acompanhem-nos a partir de agora no site!
Papás e Mamãs: acompanhem-nos a partir de agora no site!

A AFID KIDS publica mensalmente uma Newsletter que dá conta de todas as atividades que são realizadas na Creche do Geração, Venteira e CRZ. Sigam-nos já a partir deste mês!

 

Newsletter julho_17 AFID Kids

FUNDAÇÃO AFID PARTICIPA NOS JOGOS DE PORTUGAL I SPECIAL OLYMPICS PORTUGAL
FUNDAÇÃO AFID PARTICIPA NOS JOGOS DE PORTUGAL I SPECIAL OLYMPICS PORTUGAL

Nos passados dias 29 e 30 de Junho e 1 de Julho, a Fundação AFID Diferença participou com o seu grupo desportivo, a AFIDsport, nos 3ºs. Jogos de Portugal do Special Olympics Portugal.

Os jogos decorreram na Cidade da Covilhã e foram organizados pela APPACDM da Covilhã em parceria com a Câmara Municipal e a Universidade ...

2017 ©

Rodapé PT

Fundação AFID DiferençaTermos LegaisPágina no FacebookCanal YouTubePerfil Twitter
 
Certificações
Certificações
Ligacoes PT