À Educação e Formação Profissional é comum estar associado um conjunto de barreiras e riscos de exclusão social para jovens com incapacidades. Além disto revela-se drástico o aumento de jovens com perturbações mentais no campo da formação profissional. Isto representa um grande desafio para empregadores, formadores e professores que não têm o repertório adequado para tomar medidas ou o devido apoio para tal. Atualmente, os programas de educação e apoio nem sempre vão ao encontro dos requisitos específicos deste tipo de público, uma vez que acabam por ser enquadrados em categorias de deficiência genéricas.
O INDIVERSO une esses jovens, organizações de auto-ajuda, prestadores de serviços de reabilitação e empresas de formação, para que possam trabalhar em conjunto para desenvolver uma “toolbox de conceitos de apoio” que ajudará a permitir que estes jovens obtenham níveis de sucesso na educação profissional, formação e emprego.
Com o INDIVERSO está a ser desenvolvida uma política educacional que pretende fornecer treino individual e um conjunto de linhas orientadoras. Esta abordagem inclui também estruturas de suporte para estudantes e formadores.
A Fundação AFID Diferença é uma das onze organizações parceiras de sete países europeus envolvidos no INDIVERSO. Cada parceiro traz um conjunto único de habilidades e experiências para o projeto. A dedicação ao projeto e a combinação das competências e experiências de cada parceiro, torna o INDIVERSO num projeto inovador com resultados duradouros e tangíveis.
A toolbox detalha um conjunto de conceitos de apoio que são identificados e definidos por informações obtidas através de inquéritos na sequência de uma revisão da literatura relevante. Os inquéritos são realizados sob a forma de questionários que tanto os jovens nos grupos-alvo como os especialistas que os apoiam são convidados a preencher. Os jovens fornecem o seu feedback como especialistas nos seus próprios assuntos.
Os conceitos de apoio identificados na toolbox são adaptáveis, permitindo-lhes ser usados de forma individual para melhor atender às necessidades e aspirações de cada jovem que requer apoio.
O projeto é baseado no modelo social da deficiência que assume que as pessoas com deficiência são prejudicadas pelo seu ambiente e experiência pessoal e não pela sua deficiência.
O foco principal do projeto é a inclusão dos jovens dos grupos-alvo e por isso a sua participação é fundamental em todas as fases do projeto. No que diz respeito aos professores e especialistas envolvidos, o objetivo é aumentar a consciência para a resposta individual às necessidades de cada formando e reforçar a sua capacidade profissional. No caso de empresas ou organizações prestadoras de formação e emprego é também fornecido um conjunto de informações e conceitos de ação para o êxito da inclusão dos jovens nos grupos-alvo.
Ao produzir a toolbox de conceitos de apoio, a ambição do projeto é criar oportunidades de formação profissional inclusiva e diversificada que possam ser sustentados a longo prazo.
Entidade Coordenadora do Projeto |
Parceiros do Projeto |
Site do Projeto: indiverso-erasmus.eu
Com o Alto Patrocínio da Presidência da República e os apoios da Fundação Montepio e da Câmara Municipal da Amadora, decorreu no passado dia 14 de dezembro, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, a cerimónia relativa à 1.ª edição do Prémio de Investigação Científica Dr.ª Maria Lutegarda.
A nossa e vossa Fundação AFID Diferença inaugurou, no dia 10 de dezembro, o presépio de natal, que contou, pela nona vez consecutiva, com a presença da Dr.ª Maria Cavaco Silva. Mais de 100 peças criadas pelos clientes da nossa Instituição, no atelier artístico de Cerâmica, são os elementos que compõem o cenário deste ano de 2019.
Neste natal, o Jumbo de Alfragide, localizado no Centro Comercial Alegro, abraça a nossa e vossa Fundação AFID Diferença com a campanha solidária “Bom e Local é apoiar as associações da sua terra!”, com o simpático castor Júlio. Assim, por cada peluche vendido, que custa 4,5€, será doado para a nossa Instituição 1,5€.
A Fundação AFID Diferença conquistou o Selo da Diversidade na categoria Recrutamento, Seleção e Práticas de Gestão de Pessoas. A cerimónia decorreu no último dia 28 de outubro, no Museu de Eletricidade, em Lisboa. Quem recebeu o prémio foi o Presidente do Conselho Executivo da nossa Instituição, Dr. Domingos Rosa.
O “ENTREABERTO” procura a sensação de possibilidade e pretende deixar no ar a ideia de que deixamos muito por dizer e por fazer, definimos um mundo quase aberto e quase fechado. Neste projeto, financiado pelo INR, vai-se revelar aquilo que quer e esconder aquilo que é preciso.
A Casa-Museu Medeiros e Almeida acolheu, pelo quarto ano consecutivo, uma exposição com a chancela dos ateliers artísticos do nosso Centro de Atividades Ocupacionais (CAO). A inauguração de “Grande Pequeno Maior” decorreu na terça-feira, dia 16.
O presidente do Conselho da Administração da Fundação AFID Diferença, Dr. Domingos Rosa, foi galardoado com uma Menção Honrosa na categoria de Cuidado e Carinho Dispensados aos Idosos Desprotegidos dos prémios ‘Nunes Correa Verdades de Faria’, referente a 2018.
A Fundação AFID Diferença comemora 14 anos de existência. No dia 23 de junho de 2005, concretizou-se a criação da Fundação AFID Diferença. Olhando para trás, posso afirmar que os objetivos que nortearam a sua criação/constituição, foram amplamente atingidos, quiçá ultrapassando as minhas expetativas.