À Educação e Formação Profissional é comum estar associado um conjunto de barreiras e riscos de exclusão social para jovens com incapacidades. Além disto revela-se drástico o aumento de jovens com perturbações mentais no campo da formação profissional. Isto representa um grande desafio para empregadores, formadores e professores que não têm o repertório adequado para tomar medidas ou o devido apoio para tal. Atualmente, os programas de educação e apoio nem sempre vão ao encontro dos requisitos específicos deste tipo de público, uma vez que acabam por ser enquadrados em categorias de deficiência genéricas.
O INDIVERSO une esses jovens, organizações de auto-ajuda, prestadores de serviços de reabilitação e empresas de formação, para que possam trabalhar em conjunto para desenvolver uma “toolbox de conceitos de apoio” que ajudará a permitir que estes jovens obtenham níveis de sucesso na educação profissional, formação e emprego.
Com o INDIVERSO está a ser desenvolvida uma política educacional que pretende fornecer treino individual e um conjunto de linhas orientadoras. Esta abordagem inclui também estruturas de suporte para estudantes e formadores.
A Fundação AFID Diferença é uma das onze organizações parceiras de sete países europeus envolvidos no INDIVERSO. Cada parceiro traz um conjunto único de habilidades e experiências para o projeto. A dedicação ao projeto e a combinação das competências e experiências de cada parceiro, torna o INDIVERSO num projeto inovador com resultados duradouros e tangíveis.
A toolbox detalha um conjunto de conceitos de apoio que são identificados e definidos por informações obtidas através de inquéritos na sequência de uma revisão da literatura relevante. Os inquéritos são realizados sob a forma de questionários que tanto os jovens nos grupos-alvo como os especialistas que os apoiam são convidados a preencher. Os jovens fornecem o seu feedback como especialistas nos seus próprios assuntos.
Os conceitos de apoio identificados na toolbox são adaptáveis, permitindo-lhes ser usados de forma individual para melhor atender às necessidades e aspirações de cada jovem que requer apoio.
O projeto é baseado no modelo social da deficiência que assume que as pessoas com deficiência são prejudicadas pelo seu ambiente e experiência pessoal e não pela sua deficiência.
O foco principal do projeto é a inclusão dos jovens dos grupos-alvo e por isso a sua participação é fundamental em todas as fases do projeto. No que diz respeito aos professores e especialistas envolvidos, o objetivo é aumentar a consciência para a resposta individual às necessidades de cada formando e reforçar a sua capacidade profissional. No caso de empresas ou organizações prestadoras de formação e emprego é também fornecido um conjunto de informações e conceitos de ação para o êxito da inclusão dos jovens nos grupos-alvo.
Ao produzir a toolbox de conceitos de apoio, a ambição do projeto é criar oportunidades de formação profissional inclusiva e diversificada que possam ser sustentados a longo prazo.
Entidade Coordenadora do Projeto |
Parceiros do Projeto |
Site do Projeto: indiverso-erasmus.eu
Compre já o nosso calendário solidário para 2021! O calendário que homenageia os “Super-Heróis” que desde o primeiro dia estão na linha da frente de combate ao COVID-19!
Uma das fotografias tiradas nos nossos campos de férias ganhou o 3º prémio do Concurso de Fotografia CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.
Já visitou o nosso Presépio?!
Faça uma visita virtual ao nosso Presépio, aqui…
Saiba como participar na nossa campanha de recolha de donativos para o Combate ao Isolamento.
Estão abertas as candidaturas para a 2ª Edição do Prémio de Investigação Científica Dra. Maria Lutegarda.
As emoções assumem um papel fulcral na intervenção psicológica em pessoas com deficiência, uma vez que são uma resposta biológica em forma de reação a todos os estímulos externos que nos rodeiam, acompanhadas de reações corporais tais como aumento do ritmo cardíaco, transpiração, tremores, visão turva, entre muitas outras.
Realizou-se, nas instalações dos Recreios da Amadora, na passada quinta feira, dia 11 de setembro de 2020, a sessão solene comemorativa do 41º Aniversário do Município da Amadora, na qual foram distinguidas diversas personalidades.
No próximo dia 1 de outubro (quinta-feira), terá lugar no Espaço Vida, na sede da Fundação AFID Diferença, uma exposição de arte do nosso Grupo Artístico. A exposição será de entrada livre à comunidade e sujeita a todas regras de segurança necessárias.