Prémio de Investigação Científica na área da Reabilitação– Dra. Maria Lutegarda – II Edição

PML

Realizou-se no passado dia 16 de dezembro de 2021 a cerimónia da atribuição da Segunda Edição do Prémio de Investigação Científica na área da Reabilitação Dra. Maria Lutegarda, no auditório nº 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, estando presentes cerca de 50 pessoas, cumprindo as regras estabelecidas pela DGS.

O Prémio que contou com o Alto Patrocínio da Sua Excelência o Presidente da República, o Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, foi superiormente apresentado pela jornalista Fernanda Freitas.

A cerimónia foi muito simples, com a presença de pouco público, também transmitida via Streaming, o que permitiu uma assistência mais alargada.

Assistiram presencialmente à cerimónia a Senhora Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dra. Ana Sofia Antunes e os representantes das entidades parceiros no projeto, a Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Dra. Carla Tavares, o Dr. Joaquim Caetano da Fundação Montepio e o Dr. Luís Jerónimo da Fundação Calouste Gulbenkian, a quem agradecemos, penhoradamente, o apoio e o estimulo que tem vindo a ser dado a este importante projeto de investigação cientifica, na área da Reabilitação em Portugal.

Devido à situação Pandémica, o Programa que estava estabelecido não foi cumprido na íntegra devido à situação pandémica, tendo sido anuladas todas as atividades lúdicas e muitas das intervenções públicas que estavam programadas. Apenas se realizaram as intervenções do representante da Fundação Calouste Gulbenkian, Dr. Luís Jerónimo, que deu as Boas Vindas, do Presidente da Fundação AFID Diferença e intervenções pontuais dos galardoados aquando da entrega de Prémios. No final, o Professor Doutor Vitor da Fonseca como membro preponderante do Júri fez uma intervenção de fundo sobre o Prémio, muito aplaudida.

Criado em memória da antiga Diretora da Fundação AFID Diferença, a entrega de Prémios ocorreu na semana do seu aniversário. Este prémio dedicado à Investigação Científica na área da Reabilitação, visa estimular e mobilizar investigadores, estudiosos, técnicos e a comunidade académica em geral, para a criação e desenvolvimento de trabalhos de investigação e de inovação sobre a reabilitação e intervenção junto de pessoas com deficiência.

Sobre o Prémio temos de relevar o elevado número de candidaturas recebidas nesta Segunda Edição do Prémio, 28 candidaturas, tendo duplicado o número de candidaturas da Primeira Edição, o que traduz um interesse redobrado por parte da Academia e dos Académicos por esta iniciativa, das mais importantes no País na área da Reabilitação.

Outro aspeto de grande relevo foi a qualidade dos trabalhos apresentados e a sua diversidade.

Nesta segunda edição foram apresentados trabalhos de investigação sobre a área da Reabilitação, no âmbito académico, abrangendo as ciências sociais e humanas, sociologia e educação, direito, saúde, engenharias e tecnologias, nos 2º e 3º de ensino superior público e privado com Mestrado, Doutoramento e Pós Doc.

O júri que procedeu à análise e seleção dos trabalhos de investigação foi constituído pelos seguintes membros:

Professor Doutor Vítor da Fonseca, professor catedrático e agregado em Educação Especial e Reabilitação na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e consultor em Neuropsicopedagogia;

Professor Doutor Augusto Deodato Guerreiro, professor catedrático e agregado em Ciências da Comunicação e Investigador no CICANT (Centre for Research in Applied Communication, Culture, and New Technologies), na Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona e presidente do Centro Português de Tiflologia/Fundação Nossa Senhora da Esperança:

Professor Doutor Domingos Rasteiro, professor adjunto convidado em Ciências da Educação e Educação Inclusiva no Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul;
Professor Doutor Engenheiro Francisco Godinho, professor auxiliar do Departamento de Engenharias da Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e coordenador do Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade;

Dra. Susana Santos Nogueira, vereadora da Câmara Municipal da Amadora;

Dr. Joaquim Caetano, técnico do Gabinete de Responsabilidade Social, da Associação Mutualista Montepio, em representação da Fundação Montepio;

Dr. Domingos Rosa, presidente do Conselho de Administração da Fundação AFID Diferença e presidente de júri do Prémio de Investigação Científica e Reabilitação Dra. Maria Lutegarda.

E contou, também, com a assessoria do Doutor Dr. Luís Avô, medico especialista em doenças raras e coordenador do Núcleo de Estudos de Doenças Raras da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna (SPMI).

Os investigadores galardoados foram os seguintes:
• 1º Prémio Categoria Investigação Individual – investigadora professora Doutora Maria Benedita Lima – com o trabalho de investigação intitulado “Reaprender a Viver- Trajetórias, aprendizagens e identidades de adultos com deficiência adquirida”;

• 1º Prémio Categoria Investigação Coletiva – Professora Doutora Marisa Lobo Lousada e equipa (Fátima Alexandrina Mendes Martins, Mafalda Emídio Azevedo e Raquel Andresa Passarinho Crespo) com o trabalho de investigação intitulado “ PROsyntax: Programa de Intervenção no Domínio Sintático”;

• Menção Honrosa – Professora Doutora Ana Raquel Fonseca Alveirinho Correia – com o trabalho de investigação intitulado: “Qualidade de Vida Familiar na Deficiência Intelectual, na Perspetiva dos Próprios, de Irmãos e Pais: À descoberta da Holanda”;

• Menção Honrosa – Professor Doutor Miguel Pais Vieira e equipa (Carla Ferreira da Silva Pais Vieira, André Venturoti Perrotta, Maria João Azevedo, Miguel Gago, Demétrio Matos, Pedro Gaspar e Tânia Elisabete Vaz e Poleri) com o trabalho de investigação intitulado: “Redução de níveis de dor em lesão vertebro-medular durante avaliação de conforto na utilização de interface cérebro-máquina multimodal: Estudo de Caso”.

No final da cerimónia houve uma breve intervenção da Dra Anabela Brízido e do Dr. Marco Ribeiro Henriques, em representação da NOVA School of Law, na sequência da iniciativa de angariação de fundos desta Instituição académica a favor da AFID, num Seminário Internacional por ela promovido e a entrega do respetivo cheque.

Texto: Domingos Rosa, Presidente do Conselho Executivo da Fundação AFID Diferença

PML 2 ED.
IMG_7214
IMG_7217
IMG_7224
IMG_7235
IMG_7250
IMG_7257
IMG_7262
IMG_7271
IMG_7283
IMG_7290
IMG_7293
IMG_7308
IMG_7314
IMG_7325
IMG_7328
IMG_7343
IMG_7355
IMG_7374
IMG_7377
IMG_7385
IMG_7393

Atualizado em 20-Jun-2022 | Partilhar:

Entre em Contacto

Telefone (+351) 214 724 040
Email: fundacao@fund-afid.org.pt
R. Quinta do Paraíso, Alto Moinho
2610-316 Amadora, PORTUGAL

Livro de Reclamações

2022 ©

Rodapé PT

Fundação AFID DiferençaTermos LegaisSiga-nos no FacebookCanal YouTubePerfil TwitterSiga-nos no InstagramSiga-nos no LinkedIn
 
Certificações